domingo, 22 de janeiro de 2012

A criança

Continuando os meus estudos, aprofundei um pouco mais em relação a criança na escola. Principalmente as crianças de quatros anos que é a minha sala. Sou encantada com essa faixa etária. Tem mais de 5 anos que leciono para essa faixa etária, cada ano que passa eu aprendo um pouquinho mais com as minhas crianças.

A CRIANÇA
As crianças formulam explicações sobre o mundo que as cercam, constroem conhecimentos sobre a escrita, os números, a vida das pessoas, os animais e as plantas... Na escola, é fundamental considerar esses conhecimentos, o que permitirá ao professor planejar situações de aprendizagem significativas, ou seja, situações nas quais os alunos poderão reconhecer os limites de seus conhecimentos ampliá-los e, se necessário, reformulá-los.
É fundamental, nesta fase do aprendizado, criar um ambiente no qual as crianças tenham a oportunidade de ampliar sua competência para se comunicar oralmente, pois assim estarão estruturando seu pensamento e otimizando sua capacidade de aprender. Nesse ambiente, a criança deve ser incentivada a falar, contar casos, expressar seus desejos e sentimentos e relatar experiências, exercitando a linguagem. Em constante interação com o professor, ela poderá aperfeiçoar seus conhecimentos sobre a linguagem oral e ampliar seu vocabulário, tornando sua fala cada vez mais diversificada e eficaz na comunicação.
Ao iniciar sua vida escolar, a criança passa a construir conhecimentos sobre procedimentos e atitudes relacionados ao dia-a-dia na escola. Mesmo na Educação Infantil, ela pode – e deve – aprender a participar de trabalhos em grupos, respeitarem a opinião dos colegas, organizar seu material, trabalhar com tempo predeterminado etc. assim, ela estará aprendendo a atuar como estudante.
Para um desenvolvimento pleno, a criança precisa se sentir segura. Como nesta fase os aspectos emocionais são fundamentais, é importante criar na sala de aula e também fora dela, atividades por meio das quais os alunos possam reconhecer suas emoções e adquirir controle sobre elas.
O desenvolvimento emocional da criança dá-se a partir do conhecimento de si mesma e do ambiente em que ela vive. Daí a importância da participação da família na escola. Quanto maiores forem os conflitos interiores da criança, mais difícil será a sua adequação à sociedade.
O ambiente escolar pode e deve propiciar um universo compatível com os anseios da criança e buscar formas de traduzir esses anseios em conhecimentos.
  A CRIANÇA DE 4 ANOS
Crianças desta faixa etária começam a desenvolver os aspectos básicos de responsabilidade e de independência, preparando a criança para o próximo estágio da infância e os anos iniciais de escola. As crianças desta faixa etária são altamente ativas em geral, constantemente explorando o mundo à sua volta. As crianças passam também a aprender que na sociedade existem coisas que eles podem ou não fazer.
Nesta faixa etária, a criança já compreende melhor o mundo à sua volta , tornando-se gradualmente menos egocêntrica e melhor compreendendo que suas ações podem afetar as pessoas à sua volta. Também passam a compreender que outras pessoas também possuem seus próprios sentimentos. Assim sendo, as crianças gradualmente aprendem sobre a existência de padrões de comportamentos, ações que podem ou devem ser feitas, e ações que não devem ser feitas. Os pais da criança são os principais modelos da criança nesta faixa etária. Geralmente determinam se uma dada ação da criança foi boa ou má, muitas vezes recompensando a criança pelas suas boas ações e castigando a criança pelas suas más ações.
Crianças, a partir dos três anos de idade, também passam a aprender padrões de comportamento de um processo chamado identificação. As crianças passam a se identificar com outra pessoa por causa de vários motivos, incluindo laços de amizade (um amigo ou uma pessoa próxima como outro parente ou uma babá, por exemplo) e semelhanças físicas e psicológicas. Também a partir dos três anos de idade que as crianças passam a ver diferenças entre pessoas do sexo masculino e feminino, tanto nos aspectos físicos quanto nos aspectos psicológicos, como os estereótipos dados a ambos os sexos pela sociedade (exemplos: menino brinca com bola, menina brinca com boneca).
A grande maioria das crianças abandona as fraldas nesta faixa etária. A partir dos três anos de idade, a criança cresce lentamente, em contraste com o crescimento acelerado ocorrido desde o nascimento até os dezoito meses de vida. Meninos e meninas têm peso e altura semelhantes.
 A CRIANÇA DE 4 ANOS NA ESCOLA
O desenvolvimento de uma criança não ocorre de forma linear. As mudanças ocorrem de forma gradual e estão relacionadas a fatores biológicos como também proporcionadas pelos ambientes familiar e escolar – fatores externos.
Durante a sua trajetória de vida, a criança experimenta avanços e retrocessos, vivenciados no seu desenvolvimento, de forma particular, adquirindo autonomia.
Faz-se necessário acompanhar a construção da sua personalidade, sempre respeitando que, em cada idade, apresenta um jeito próprio de se manifestar. Tentar antecipar as etapas ou não estimular a criança no seu desenvolvimento pode gerar conflitos na vida adulta.
Portanto, é preciso conhecer e respeitar as etapas do desenvolvimento da criança de 4 anos.
Desenvolvimento físico-motor:
·         Pula em um pé só sem perder o equilíbrio.
·         Consegue recortar com facilidade uma figura utilizando tesoura.
·         É possível que ainda não seja capaz de amarrar os cadarços.
·         Apresenta maior controle das atividades motoras.
Desenvolvimento emocional:
·         Pode ter amigos imaginários.
·         Testa o poder de limites dos outros.
·         Os seus estados emocionais alcançam os extremos, ou seja, passa da alegria à tristeza com rapidez.
Desenvolvimento sensorial e cognitivo:
·         O vocabulário conta com mais de 1500 palavras.
·         Elabora um grande número de perguntas.
·         Aprende e canta canções simples.
·         Revela facilmente assuntos pessoais a terceiros.
·         Tenta ser muito independente.
·         Aumenta sua compreensão do conceito tempo.
·         Compreende ordens com frases negativas.
·         Começa a compreender que os desenhos simbólicos podem representar objetos reais.
·         Articula bem vogais e consoantes e constrói frases bem elaboradas.
Desenvolvimento social:
·         Gosta de brincar com outras crianças.
·         Gosta de imitar as atividades dos adultos.
·         Aprende a partilhar e a aceitar regras.


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