COLÉGIO PRIMEIRO MUNDO
PROFESSORA: JOSIANE VIRGINIA BATISTA
SALA: PRÉ 2
PROJETO: “NAS CORES DO CARNAVAL”
TEMA: CARNAVAL
DURAÇÃO: 13 DE FEVEREIRO A 16 DE FEVEREIRO
JUSTIFICATIVA
Desde pequenas, as crianças aprendem muito, sobre o mundo, fazendo perguntas e ouvindo fatos e histórias dos seus familiares, amigos até mesmo assistindo TV, vídeos e ou foliando e apreciando revistas e jornais. Vivenciam também experiências e interagem num contexto de: conceitos, gostos e costumes formando suas idéias e conhecimentos sobre o mundo que a cerca.
Através deste pensamento será trabalhado o tema "O Carnaval", de forma integrada indo de encontro aos interesses das crianças respeitando suas necessidades, curiosidades e idéias.
Através deste pensamento será trabalhado o tema "O Carnaval", de forma integrada indo de encontro aos interesses das crianças respeitando suas necessidades, curiosidades e idéias.
OBJETIVO G ERAL
· Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
· Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;
· Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;
· Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
· Desenvolver o gosto pela leitura;
· Trabalhar o raciocínio e a memória;
· Desenvolver a linguagem oral e a linguagem escrita;
· Desenvolver o gosto por poemas e músicas;
· Desenvolver a percepção e a coordenação motora;
· Estimular o ritmo;
· Despertar e educar a atenção e a observação;
· Proporcionar liberdade de auto-expressão;
· Possibilitar habilidades com as mãos; desenvolver o espírito criador;
· Trabalhar com psicomotricidade;
· Estabelecer regras para o jogo.
DISCIPLINAS
LINGUAGEM ORAL E LINGUAGEM ESCRITA
CONHECIMENTO LÓGICO MATEMÁTICO
NATUREZA E SOCIEDADE
ARTES VISUAIS
MUSICALIZAÇÃO
MOVIMENTO
CONTÉUDOS
· Carnaval
· Linguagem oral e escrita
· O fazer artístico
· Apreciação musical
· Expressividade
· Equilíbrio e coordenação
DESENVOLVIMENTO
O projeto “Nas cores do Carnaval” pode ser desenvolvido através da sua história.
Para tornar a história do carnaval do Brasil interessante levar para a sala de aula reportagens e fotos sobre o assunto. Observando o interesse das crianças pode-se propor para o grupo uma pesquisa como tarefa de casa.
O material que as crianças trouxerem poderá ser apresentado no momento da rodinha. Todos deverão ter a oportunidade de mostrar sua pesquisa para o grupo e falar sobre ela. Em seguida, poderão confeccionar murais ou cartazes informativos.
Os murais ou cartazes informativos chamam a atenção até dos pais ou responsáveis das crianças, que também param em frente para ler, observar e comentar sobre as informações contidas nos mesmos. E também poderão conferir a utilização da pesquisa feita por seus filhos.
Além das atividades específicas como: rodinhas informativas; hora de novidades e surpresas; pesquisas; comentários de gravuras e observações dirigidas; também poderão ser realizadas, com as crianças, atividades relacionadas que auxiliem no esclarecimento e fixação do assunto estudado, explorando a comunicação e expressão através de pantomimas, coro falado, poesias, jogos e recreação.
Explorar, também, a matemática com objetivo de desenvolver conceitos matemáticos. E cantar músicas de carnaval, pois é possível constatar que a maioria das crianças não conhece as músicas apresentadas, mas todas aprendem com facilidade.
É preciso, portanto, realizar momentos divertidos com muita música e dança.
Para tornar a história do carnaval do Brasil interessante levar para a sala de aula reportagens e fotos sobre o assunto. Observando o interesse das crianças pode-se propor para o grupo uma pesquisa como tarefa de casa.
O material que as crianças trouxerem poderá ser apresentado no momento da rodinha. Todos deverão ter a oportunidade de mostrar sua pesquisa para o grupo e falar sobre ela. Em seguida, poderão confeccionar murais ou cartazes informativos.
Os murais ou cartazes informativos chamam a atenção até dos pais ou responsáveis das crianças, que também param em frente para ler, observar e comentar sobre as informações contidas nos mesmos. E também poderão conferir a utilização da pesquisa feita por seus filhos.
Além das atividades específicas como: rodinhas informativas; hora de novidades e surpresas; pesquisas; comentários de gravuras e observações dirigidas; também poderão ser realizadas, com as crianças, atividades relacionadas que auxiliem no esclarecimento e fixação do assunto estudado, explorando a comunicação e expressão através de pantomimas, coro falado, poesias, jogos e recreação.
Explorar, também, a matemática com objetivo de desenvolver conceitos matemáticos. E cantar músicas de carnaval, pois é possível constatar que a maioria das crianças não conhece as músicas apresentadas, mas todas aprendem com facilidade.
É preciso, portanto, realizar momentos divertidos com muita música e dança.
ESTRATÉGIAS
· Música
· Pesquisas
· Dança
· Desenho
· Pintura
· Brincadeiras infantis
· Jogos diversos
· Festa de carnaval
· Recorte e colagem
· Máscaras
· Murais informativos
· Atividades explorando a escrita de letras
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do carnaval e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário