sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012


LINGUAGEM ORAL E LINGUAGEM ESCRITA
OBJETIVO
CONTEÚDO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
Desenvolver a percepção visual, auditiva e coordenação viso-motor.

Desenvolver a orientação temporal (começo, meio e fim).

Desenvolver orientação espacial.
Coordenação viso-motor
1.    Desenho livre.
2.    Labirinto.
3.    Pintura.
4.    Recorte e colagem.

Traçados de linhas com movimentos livres e dirigidos.

Percepção visual
1.    Forma
2.    Cor
3.    Tamanho
4.    Detalhe
5.    Complementação de figuras.
6.    Vogais e encontros vocálicos
7.    Consoantes e famílias silábicas

Orientação temporal: começo, meio e fim, mais novo, mais velho, primeiro, último.

Orientação espacial: dentro/fora, em cima, entre, embaixo, na frente, atrás, mais alto, mais baixo, mais perto, mais longe.
Promover atividades gráficas e lúdicas que promovam o interesse da criança pelo contexto em estudo.

Trabalhar as noções dos conteúdos no dia-a-dia da criança possibilitando diferentes estratégias metodológicas para sanar dificuldades de aprendizagem.

Trabalhar as noções do conteúdo na dia-a-dia criança, explicando sempre quanto houver dúvidas.

Trabalhar também com jogos, brincadeiras, histórias e músicas. O lúdico vai estar presente em todas as atividades.
A avaliação será contínua através da observação diária da criança, no desempenho das suas atividades no relacionamento com colegas e professores.

O instrumento de avaliação é uma ficha de observação que será entregue aos pais no final de cada bimestre.

CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO
OBJETIVOS
CONTEÚDOS
ESTRATÉGIAS
AVALIAÇÃO
Estimular o raciocínio lógico, estabelecendo relação entre os conceitos: todo, parte, igual, diferente, grande, pequeno, tamanho, cor, forma, etc.

Desenvolver o conceito numérico através da expressão verbal e gráfica.

Desenvolver as noções de diferentes medidas em relação ao tempo e aos objetos.
Discriminação (semelhança e diferença)
1.    Comparação
2.    Conjunto
3.    Identificação
4.    Correspondência
5.    Cores

*Formas (círculo, quadrado, triângulo e retângulo).
*Número: 0 a 50
*Quantidade: (mais, menos, cheio, vazio, muito, pouco)

Medidas:
1.    Tamanha de objetos (pequeno, grande, maior, menos, grosso, fino).
2.    Distância entre objetos (longe, perto).
3.    Velocidade (rápido, lento, devagar, depressa).
4.    Massa (leve/ pesado)
5.     Temperatura (quente/ frio)
6.    Som (alto/baixo)
7.    Tempo (muito tempo/pouco tempo, dia, noite).
Através do uso de material concreto e/ou dourado que promovam o desenvolvimento das habilidades do contexto em estudo.

Através do uso de material concreto onde a criança consiga visualizar e conceituar a contagem dos objetos, e mais tarde apresentação dos números no quadro negro, no caderno, cartazes e músicas.

Através de material concreto que permita a visualização de diferentes medidas, utilizando também jogos e brincadeiras. Em relação é interessante o uso de calendário e de cartaz mostrando dia, mês, ano.
A avaliação será contínua através da observação diária da criança, no desempenho das suas atividades no relacionamento com colegas e professores.

O instrumento de avaliação é uma ficha de observação que será entregue aos pais no final de cada bimestre.


NATUREZA E SOCIEDADE: GEOGRAFIA E HISTÓRIA

OBJETIVOS
CONTEÚDOS
ESTRATÉGIAS
AVALIAÇÃO
*Identificar, reconhecer e nomear os membros de sua família, reconhecendo sua importância e o valor que possui em casa.

*Desenvolver socialização.

*Identificar os meios de transportes que circulam em nosso país.

*Relacionar os meios de transportes ao trânsito.

*Identificar os meios de comunicação existente em nosso país.

*Identificar diferentes profissões, bem como sua importância para a econômica do país e da família.

*Estimular o reconhecimento da história do Brasil.


·         Eu/Família/Casa
·         Escola
·         Meios de transportes/trânsito
·         Meios de comunicação.
·         Profissões

Datas comemorativas
·         Carnaval
·         Aniversário de Uberaba
·         Páscoa
·         Dia nacional do livro infantil
·         Dia do Índio
·         Dia do trabalho
·         Dia das mães
·         Festa junina
·         Dia dos pais
·         Dia do soldado
·         Folclore
·         Dia da árvore
·         Semana do trânsito
·         Dia das crianças
·         Proclamação da república
·         Natal e outros.


Através de figuras, desenhos, gestos, histórias, músicas, promover uma explicação coesa sobre o significado de cada conteúdo.

Produções de lembrancinhas que traduzem as datas comemorativas.

Confecção de cartazes explicativos e artísticos que valorizando as temáticas.

Músicas e dramatizações acerca dos conteúdos.
A avaliação será contínua através da observação diária da criança, no desempenho das suas atividades no relacionamento com colegas e professores.

O instrumento de avaliação é uma ficha de observação que será entregue aos pais no final de cada bimestre.

NATUREZA E SOCIEDADE: CIÊNCIAS
OBJETIVOS
CONTEÚDOS
ESTRATÉGIAS
AVALIAÇÃO
Levar as crianças a conhecerem o corpo humano e suas partes por meio das atividades gráficas e lúdicas.

Estimular os cinco sentidos, desenvolvendo a capacidade da auto-higiene e a identificação e nomeação das partes do corpo humano.

Identificar a importância da água para os seres vivos mostrando a diferenciação entre seres vivos e seres não vivos.

Nomear e reconhecer os animais, importância dos animais para os seres humanos.

Nomear e reconhecer as plantas e as suas partes.
1.    O corpo humano e parte do corpo

2.    Os sentidos

3.    Hábitos de higiene

4.    A natureza

5.    Dia/noite/tempo

6.    Água

·         Seres vivos/ seres não vivos

1.    Animais

2.    Plantas
Projetando o corpo humano em cartazes. Identificando as partes que formam o corpo humano. Confecção de bonecos, fantoches para manipulação das crianças.

Exercícios e atividades que desenvolvem os cinco sentidos.

Incentivar a higiene do corpo, através de atividades lúdicas que propiciem a auto-higienização

Atividades que desenvolvam os conteúdos trabalhados. Contextualizando com a realidade da sala da aula.

Conhecimento de alguns animais e sua importância pra a vida dos seres humanos.

Cultivo de plantas, para observação de sua germinação.


A avaliação será contínua através da observação diária da criança, no desempenho das suas atividades no relacionamento com colegas e professores.

O instrumento de avaliação é uma ficha de observação que será entregue aos pais no final de cada bimestre.


ARTES VISUAIS
OBJETIVOS
CONTEÚDOS
ESTRATÉGIAS
AVALIAÇÃO
Incentivar e desenvolver o hábito do desenho, estimulando assim  a fantasia infantil.

Estimulação da confecção de objetos e brinquedos, através de sucatas e matérias de modelagem.

Estimular a coordenação motora da criança e a criatividade com o uso de diversos materiais de modelagem.

Valer-se da criatividade e fantasia com fantoches.
1.    Desenhos livres
2.    Desenhos dirigidos
3.    Pintura
4.    Dobradura
5.    Recorte e colagem
6.    Mosaico
7.    Sucatas
8.    Técnicas de pinturas
9.    Modelagem


Utilização de giz de cera, lápis de colorir, cola colorida, pincéis, tinta coloridas, papéis diversos. Tudo com muito incentivo, para aguçar a criatividade infantil.

Valer-se do material de sucata e relacionar as construções aos demais conteúdos  da área de desenvolvimento da educação infantil.

Projetar a criatividade infantil, a partir das construções de sucatas, argilas e uso de fantoches

A avaliação será contínua através da observação diária da criança, no desempenho das suas atividades no relacionamento com colegas e professores.

O instrumento de avaliação é uma ficha de observação que será entregue aos pais no final de cada bimestre.


MOVIMENTO

OBJETIVOS
CONTEÚDOS
ESTRATÉGIAS
AVALIAÇÃO
Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação;

Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo, gradativamente, os limites e potencialidades do próprio corpo;

Controlar, gradualmente, o próprio movimento, ajustando suas habilidades aos jogos, brincadeiras, danças e situações.

1.    Motricidade
2.    Coordenação motora global
3.    Percepção visual
4.    Percepção auditiva

Atividades permitem, por exemplo, que as crianças aprendam a competir entre si de maneira saudável, a combinar e respeitar regras e colaborar umas com as outras.

A aprendizagem do movimento em si, que visa melhorar a motricidade, ou seja, a própria habilidade do movimento.

Danças, jogos, brincadeiras, atividades esportivas e recreativas e outras situações que exploram diferentes gestos, posturas, ritmos e expressões corporais.
A avaliação será contínua através da observação diária da criança, no desempenho das suas atividades no relacionamento com colegas e professores.

O instrumento de avaliação é uma ficha de observação que será entregue aos pais no final de cada bimestre.

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