LINGUAGEM ORAL E LINGUAGEM ESCRITA
OBJETIVO | CONTEÚDO | ESTRATÉGIA | AVALIAÇÃO |
Desenvolver a percepção visual, auditiva e coordenação viso-motor. Desenvolver a orientação temporal (começo, meio e fim). Desenvolver orientação espacial. | Coordenação viso-motor 1. Desenho livre. 2. Labirinto. 3. Pintura. 4. Recorte e colagem. Traçados de linhas com movimentos livres e dirigidos. Percepção visual 1. Forma 2. Cor 3. Tamanho 4. Detalhe 5. Complementação de figuras. 6. Vogais e encontros vocálicos 7. Consoantes e famílias silábicas Orientação temporal: começo, meio e fim, mais novo, mais velho, primeiro, último. Orientação espacial: dentro/fora, em cima, entre, embaixo, na frente, atrás, mais alto, mais baixo, mais perto, mais longe. | Promover atividades gráficas e lúdicas que promovam o interesse da criança pelo contexto em estudo. Trabalhar as noções dos conteúdos no dia-a-dia da criança possibilitando diferentes estratégias metodológicas para sanar dificuldades de aprendizagem. Trabalhar as noções do conteúdo na dia-a-dia criança, explicando sempre quanto houver dúvidas. Trabalhar também com jogos, brincadeiras, histórias e músicas. O lúdico vai estar presente em todas as atividades. | A avaliação será contínua através da observação diária da criança, no desempenho das suas atividades no relacionamento com colegas e professores. O instrumento de avaliação é uma ficha de observação que será entregue aos pais no final de cada bimestre. |
CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO
OBJETIVOS | CONTEÚDOS | ESTRATÉGIAS | AVALIAÇÃO |
Estimular o raciocínio lógico, estabelecendo relação entre os conceitos: todo, parte, igual, diferente, grande, pequeno, tamanho, cor, forma, etc. Desenvolver o conceito numérico através da expressão verbal e gráfica. Desenvolver as noções de diferentes medidas em relação ao tempo e aos objetos. | Discriminação (semelhança e diferença) 1. Comparação 2. Conjunto 3. Identificação 4. Correspondência 5. Cores *Formas (círculo, quadrado, triângulo e retângulo). *Número: 0 a 50 *Quantidade: (mais, menos, cheio, vazio, muito, pouco) Medidas: 1. Tamanha de objetos (pequeno, grande, maior, menos, grosso, fino). 2. Distância entre objetos (longe, perto). 3. Velocidade (rápido, lento, devagar, depressa). 4. Massa (leve/ pesado) 5. Temperatura (quente/ frio) 6. Som (alto/baixo) 7. Tempo (muito tempo/pouco tempo, dia, noite). | Através do uso de material concreto e/ou dourado que promovam o desenvolvimento das habilidades do contexto em estudo. Através do uso de material concreto onde a criança consiga visualizar e conceituar a contagem dos objetos, e mais tarde apresentação dos números no quadro negro, no caderno, cartazes e músicas. Através de material concreto que permita a visualização de diferentes medidas, utilizando também jogos e brincadeiras. Em relação é interessante o uso de calendário e de cartaz mostrando dia, mês, ano. | A avaliação será contínua através da observação diária da criança, no desempenho das suas atividades no relacionamento com colegas e professores. O instrumento de avaliação é uma ficha de observação que será entregue aos pais no final de cada bimestre. |
NATUREZA E SOCIEDADE: GEOGRAFIA E HISTÓRIA
OBJETIVOS | CONTEÚDOS | ESTRATÉGIAS | AVALIAÇÃO |
*Identificar, reconhecer e nomear os membros de sua família, reconhecendo sua importância e o valor que possui em casa. *Desenvolver socialização. *Identificar os meios de transportes que circulam em nosso país. *Relacionar os meios de transportes ao trânsito. *Identificar os meios de comunicação existente em nosso país. *Identificar diferentes profissões, bem como sua importância para a econômica do país e da família. *Estimular o reconhecimento da história do Brasil. | · Eu/Família/Casa · Escola · Meios de transportes/trânsito · Meios de comunicação. · Profissões Datas comemorativas · Carnaval · Aniversário de Uberaba · Páscoa · Dia nacional do livro infantil · Dia do Índio · Dia do trabalho · Dia das mães · Festa junina · Dia dos pais · Dia do soldado · Folclore · Dia da árvore · Semana do trânsito · Dia das crianças · Proclamação da república · Natal e outros. | Através de figuras, desenhos, gestos, histórias, músicas, promover uma explicação coesa sobre o significado de cada conteúdo. Produções de lembrancinhas que traduzem as datas comemorativas. Confecção de cartazes explicativos e artísticos que valorizando as temáticas. Músicas e dramatizações acerca dos conteúdos. | A avaliação será contínua através da observação diária da criança, no desempenho das suas atividades no relacionamento com colegas e professores. O instrumento de avaliação é uma ficha de observação que será entregue aos pais no final de cada bimestre. |
NATUREZA E SOCIEDADE: CIÊNCIAS
OBJETIVOS | CONTEÚDOS | ESTRATÉGIAS | AVALIAÇÃO |
Levar as crianças a conhecerem o corpo humano e suas partes por meio das atividades gráficas e lúdicas. Estimular os cinco sentidos, desenvolvendo a capacidade da auto-higiene e a identificação e nomeação das partes do corpo humano. Identificar a importância da água para os seres vivos mostrando a diferenciação entre seres vivos e seres não vivos. Nomear e reconhecer os animais, importância dos animais para os seres humanos. Nomear e reconhecer as plantas e as suas partes. | 1. O corpo humano e parte do corpo 2. Os sentidos 3. Hábitos de higiene 4. A natureza 5. Dia/noite/tempo 6. Água · Seres vivos/ seres não vivos 1. Animais 2. Plantas | Projetando o corpo humano em cartazes. Identificando as partes que formam o corpo humano. Confecção de bonecos, fantoches para manipulação das crianças. Exercícios e atividades que desenvolvem os cinco sentidos. Incentivar a higiene do corpo, através de atividades lúdicas que propiciem a auto-higienização Atividades que desenvolvam os conteúdos trabalhados. Contextualizando com a realidade da sala da aula. Conhecimento de alguns animais e sua importância pra a vida dos seres humanos. Cultivo de plantas, para observação de sua germinação. | A avaliação será contínua através da observação diária da criança, no desempenho das suas atividades no relacionamento com colegas e professores. O instrumento de avaliação é uma ficha de observação que será entregue aos pais no final de cada bimestre. |
ARTES VISUAIS
OBJETIVOS | CONTEÚDOS | ESTRATÉGIAS | AVALIAÇÃO |
Incentivar e desenvolver o hábito do desenho, estimulando assim a fantasia infantil. Estimulação da confecção de objetos e brinquedos, através de sucatas e matérias de modelagem. Estimular a coordenação motora da criança e a criatividade com o uso de diversos materiais de modelagem. Valer-se da criatividade e fantasia com fantoches. | 1. Desenhos livres 2. Desenhos dirigidos 3. Pintura 4. Dobradura 5. Recorte e colagem 6. Mosaico 7. Sucatas 8. Técnicas de pinturas 9. Modelagem | Utilização de giz de cera, lápis de colorir, cola colorida, pincéis, tinta coloridas, papéis diversos. Tudo com muito incentivo, para aguçar a criatividade infantil. Valer-se do material de sucata e relacionar as construções aos demais conteúdos da área de desenvolvimento da educação infantil. Projetar a criatividade infantil, a partir das construções de sucatas, argilas e uso de fantoches | A avaliação será contínua através da observação diária da criança, no desempenho das suas atividades no relacionamento com colegas e professores. O instrumento de avaliação é uma ficha de observação que será entregue aos pais no final de cada bimestre. |
MOVIMENTO
OBJETIVOS | CONTEÚDOS | ESTRATÉGIAS | AVALIAÇÃO |
Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação; Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo, gradativamente, os limites e potencialidades do próprio corpo; Controlar, gradualmente, o próprio movimento, ajustando suas habilidades aos jogos, brincadeiras, danças e situações. | 1. Motricidade 2. Coordenação motora global 3. Percepção visual 4. Percepção auditiva | Atividades permitem, por exemplo, que as crianças aprendam a competir entre si de maneira saudável, a combinar e respeitar regras e colaborar umas com as outras. A aprendizagem do movimento em si, que visa melhorar a motricidade, ou seja, a própria habilidade do movimento. Danças, jogos, brincadeiras, atividades esportivas e recreativas e outras situações que exploram diferentes gestos, posturas, ritmos e expressões corporais. | A avaliação será contínua através da observação diária da criança, no desempenho das suas atividades no relacionamento com colegas e professores. O instrumento de avaliação é uma ficha de observação que será entregue aos pais no final de cada bimestre. |
Sloty Casino - Mapyro
ResponderExcluirSloty Casino - Find Casinos 오산 출장샵 Near You, 구리 출장안마 See Where To Play, 인천광역 출장샵 Search Casinos Near You, Take A Spin and 광주광역 출장샵 many slot-machine 전주 출장마사지 games online,